terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Olhar sensível

“Um olhar sensível às alterações, que interpreta e transmite sensações. Ver não é apenas olhar o visível, é ver o invisível.”
Leonardo da Vinci

    O olhar sensível nos ajuda a ver além do que pode ser visto, parece estranho mas todos nós somos capazes de fazer e deveríamos fazer a todo o momento.
     Ver além das aparências e até mesmo além do que as pessoas nos mostram. O professor, ao meu ver, deve a cada dia exercitar o seu 'olhar sensível', pra assim enxergar seus alunos verdadeiramente.
      Na última segunda - feira (14/02) iniciaram-se as aulas na escola onde trabalho. O primeiro dia de aula, a primeira semana, é sempre carregada de ansiedade, nervosismo e expectativa. Nós professores vamos conhecer novos alunos, reencontrar os antigos, viver um novo ano.
    Acredito que na primeira semana de aula desenha-se a relação entre professores e alunos, é a semana onde o professor deve apurar ainda mais o seu olhar sensível pra conseguir enxergar cada criança em particular, como ser único, cativar cada uma, conquistar cada uma e traçar as primeiras linhas de um diagnóstico ( Dinâmicas de interação, conversas informais, pequenas produções orais e escritas, ajudam a conhecer e fazer um diagnóstico inicial).
    Planejamos tudo sempre antes das crianças entrarem na sala de aula, tudo já é pensado e preparado, porém tudo pode ser mudado de acordo com o perfil da turma, e o professor tem que estar pronto para isso. Assim como nós estamos recebendo novos alunos eles estão recebendo novos professores e pra que a relação professor-aluno se contrua de forma sadia, resulte em aprendizado, é imprescindível a consciência de que as crianças são seres pensantes que trazem muita coisa pra nos ensinar e devem ser respeitadas em suas particularidades e não inclusas em um modelo de aula, de planejamento que já faço desde o início da minha carreira. 
    Cada criança deve ser vista a sua maneira, com um 'olhar sensível', investigativo, disposto a buscar, enxergar. Opiniões formadas, conceitos pré-estabelecidos não fazem mais parte do professor do século XXI. Acredito, e tento por em prática, a educação da sensibilidade, da humanidade, dos valores. A educação que abrange as dimensões do cognitivo mas não esquece o ser humano. Uma educação baseada em quatro simples palavras usadas pelo mestre Paulo Freire: Esperança, Humildade, Amor e Solidariedade; elementos que fazem parte do 'Olhar sensível' do educador

Uma dica: O Diário de Bordo é um instrumento que ajuda bastante o professor a conhecer melhor os seus alunos. Escrevendo nele um pouquinho a cada dia, sobre cada criança e a turma em geral, ajuda a traçar um perfil e na construção futura de relatórios coletivos e individuais.

Renata Melo

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