segunda-feira, 11 de abril de 2011

Estrelas na Terra

"Toda criança é especial"
Isso eu já sabia né?? Mas é sempre bom compreender de uma forma melhor.
Adoro livros, não costumo estudar com filmes, mas nos últimos módulos da Pós - Graduação estão sendo indicados alguns filmes e eu resolvi assistí-los. Dentre tantos que vi o que mais me tocou foi um filme indiano indicado por minha professora de Dificuldades de Aprendizagem (Josane Moraes), um filme que trata de Dislexia, uma das mais complicadas das dificuldades.
O filme conta a história de um menino chamado Ishaan que era portador (esse não é o termo mais indicado) de Dislexia, porém nenhum de seus professores nunca descobriu, ou ao menos conseguiu perceber que algo acontecia com ele que merecia uma investigação, ou mínima atenção. O filme mostra o sofrimento dessa criança que é rotulada de preguiçosa, desinteressada, desde seus pais até seus professores. 
No decorrer do filme ele encontra em seu caminho um professor que o enxerga com outros olhos, observa seu comportamento, seus cadernos, sua forma de agir; e esse professor por ter tido a mesma dificuldade que esta criança não teve dificuldade em reconhecer o que havia com ele e conseguiu convencer a escola e os pais a deixá-lo trabalhar com essa criança.
Esse professor reconhece o talento dessa criança, conquista sua confiança e consegue ajudá-lo e mostrar a todos que aquela criança era especial e sana a sua dificuldade.
O mais importante deste filme na minha visão não está somente em informar sobre a Dislexia, mas principalmente em mostrar a necessidade do professor ter sobre seu aluno um "Olhar Sensível", um olhar investigativo...rótulos não geram aprendizagem, bloqueiam aprendizagem.
Nossas crianças precisam de professores que mesmo diante de 40 alunos, consigam com sua sensibilidade e afeto enxergar suas particularidades. Isso não significa resolver problemas que não são de sua competência, mas enxergá-los e transportá-los para quem é capaz de resolvê-los.
Também sou professora e estou em sala de aula, sei que não é fácil observar certas particularidades diante da rotina que é imposta nas escolas, mas é possível. Muito mais fácil é enxergar os problemas que existem em nossos alunos, do que ver os nossos alunos como um problema, o que vai atrapalhar o andamento do nosso trabalho e principalmente o desenvolvimento das nossas crianças. Não temos "alunos problema" e sim alunos com problemas...
Não deixem de assistir "Estrelas na terra - Toda criança é especial." Ele está disponível em diversos sites da internet podendo ser baixado gratuitamente.
É uma boa pedida para formação pessoal e profissional. Fica a dica, interessante não só para professores, mas para todos que convivem com crianças e adolescentes.
"Você encontrará seu propósito, onde encontrar felicidade."

Renata Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário